


Domenico Dolce – nascido em Palermo na Sicília – e Stefano Gabbana – natural de Venezia – conheceram-se ainda como estudantes de moda, no início dos anos 80, em Milão. Um deles, filho de alfaiate, e o outro, filho de um operário industrial, tiveram juntos uma clara visão de como queriam vestir uma mulher. Abriram o primeiro atelier em 1982 e, usando estampas de leopardo e zebra, definiram sua marca: nascia uma nova geração de estilistas Italianos. Ternos de alfaiataria colados ao corpo e corpetes confeccionados com tecidos nobres e cores vibrantes trouxeram nova vitalidade à sensualidade, feminilidade e poder. O processo de criação dessa dupla era semelhante à criação do figurino de um filme. Idealizavam a história, o ambiente, a época e vestiam seus personagens imaginários. Sem falar na maior e mais constante fonte de inspiração: a Sicília, localizada no Mediterrâneo Sul, com tradições e paixões que são, até os dias de hoje, a marca registrada de cada coleção DOLCE & GABBANA. A mulher do sul da Itália, austera, poderosa, devastadoramente sexy e com fortes traços católicos é parte fundamental do imaginário da dupla, assim como os chefões da máfia italiana dos anos 30 e os camponeses proletários de camiseta regata, suspensórios e sandálias de couro.
Apaixonados pelo barroco e pelo estilo de vida do sul da Itália, uniram os nomes em 1985, quando lançaram a primeira coleção em um desfile no mês de outubro, na semana da moda em Milão, na categoria “novos talentos”. Surgia assim a grife DOLCE & GABBANA. Imediatamente, se tornaram os queridinhos da imprensa especializada e conquistaram seu espaço no mundo da moda italiana. No final desta década a DOLCE & GABBANA começou a inaugurar suas primeiras lojas: Tóquio, em 1989; Milão, em 1990; e Hong Kong, em 1991.

A marca DOLCE & GABBANA, ao longo de sua história, lançou peças que se tornaram verdadeiros ícones como corpetes e sutiãs que são usados como roupas; ternos, risca de giz, com ares de “chefão do crime”; casacos com estampas e bordados extravagantes; tecidos cuja estampa imita a pele de animais como leopardo, onça, zebra, cobra e até cavalo; e referências religiosas em imagens de santos, vestidos-batina, terços, crucifixos, véus e medalhinhas
Recentemente, em 2006, a grife italiana ousou mais uma vez ao lançar uma campanha de roupas íntimas masculinas protagonizadas pelos jogadores de futebol italianos Fabio Cannavaro, Gennaro Gattuso, Gianluca Zambrotta, Andrea Pirlo ae Manuele Blasi.
Recentemente, em 2006, a grife italiana ousou mais uma vez ao lançar uma campanha de roupas íntimas masculinas protagonizadas pelos jogadores de futebol italianos Fabio Cannavaro, Gennaro Gattuso, Gianluca Zambrotta, Andrea Pirlo ae Manuele Blasi.
● Fundação: 1985
● Fundador: Domenico Dolce e Stefano Gabbana
● Sede mundial: Milão, Itália
● Proprietário da marca: Dolce & Gabbana Spa
● Chairman & CEO: Domenico Dolce
● Presidente: Stefano Gabbana
● Estilista: Domenico Dolce e Stefano Gabbana
● Faturamento: € 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: € 213 milhões (estimado)
● Lojas: 93
● Presença global: 100 países
● Funcionários: 3.140
● Principais produtos: Roupas e acessórios, perfumes, bolsas, óculos
Sem comentários:
Enviar um comentário