1.7.09

Miguel Vieira - Um Emporio em Construção


Natural de S. João da Madeira, Miguel Vieira começou a expor as suas colecções corria o ano de 1991. O negro e o branco marcam as cores para as estações mais próximas...


Miguel Vieira, estilista que tem feito sensação no universo da moda, tirou o Curso de Controlo de Qualidade Textil, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Nascido na bontita zona de S. João da Madeira começou a expor as suas colecções nos salões da Expofashion da Filmoda, no início da década de 90.


A partir desta data, Miguel Vieira começou a lançar as suas próprias colecções, que passariam a incluir roupa de homem, mulher e sapatos para ambos os sexos. Mais tarde, as malas passariam também a fazer parte do curriculum deste estilista, quando foi lançada a sua colecção “Miguel Vieira-Marroquinarias e Malas”, em 1996.


As suas colecções e tendências corriam as principais capitais internacionais, como Londres, Paris, Madrid, entre tantas outras. Foi a partir de 1996 que passaria a expor na Moda Lisboa, bem como na ModaCalzado, em Madrid ou no Micam, em Itália. No ano seguinte, passaria a ser Miguel Vieira o responsável internacional pela colecção de sapatos da marca Guess.


Os seus desfiles de Primavera/Verão ou de Outono/Inverno começaram a ser motivo de aplausos pelos seus colegas de criação de moda e pelos críticos que desde então lhe tecem inúmeros elogios. Em 1998 seria nomeado para a Personalidade do Ano da Moda, nos Globos de Ouro e, no ano posterior, a inauguração da ‘loja mãe’ Miguel Vieira para Franchising foi outro marco a aplaudir.
Para todos aqueles que têm uma vida agitada e dinâmica, Miguel Vieira criou a colecção Outono/Inverno 2000/2001. Numa linha centrada numa única cor, a colecção de Miguel Vieira realça o negro como estilo de vida. Uma colecção onde o negro é a cor de eleição, utilizando em abundância materiais como a lã, cachemiras, couros, falsas peles, malhas transparentes, pólos e plissados.


Miguel Vieira apresenta a sua nova campanha masculina para o Inverno 08/09, cujo rosto é o modelo português Ricardo Claudino.

Ricardo foi fotografado dentro de uma piscina revestida a pastilha preta, um cenário concordante com o tema da colecção de Miguel Vieira.

O designer inspirou-se na célebre frase do arquitecto Mies Van Der Rohe - “Menos é mais a máxima do modernismo” - e propõe para este Inverno um misto de orgânico e minimalismo, vestindo os homens com fatos cintados e com cortes retro.
Além da campanha de Menswear, Miguel Vieira apresenta também as campanhas de Sunglasses e Underwear.






Conferindo a mesma importância ao homem e à mulher, Miguel Vieira teceu uma colecção centrada nas pessoas que diariamente se regem por uma vida agitada, tanto social como profissionalmente. Assim, o homem pode escolher entre fatos cintados ou os casacões. Os casacos de couro são também uma predominância, bem como as golas dos mesmos que se assemelham a colarinhos.


Para a mulher, Miguel Vieira mostra também uma colecção muito rica em negros. Peles, malhas, botas de cano alto, luvas, óculos e malas são as peças finais que dão o toque característico para a performance da ideia de mulher criada por Miguel Vieira. A mulher apresenta-se com um perfil elegante, mas também virada para o desportivo, e isso é visível na predominância de grandes malões ou de camisolões de malha.


Da colecção de Miguel Vieira é de salientar a mistura do negro com o branco. Se a maioria das peças e acessórios são de cor preta, muitas são também as que surgem de branco para dar o toque final à silhueta. Duas cores fortes e, sem dúvida, de combinação mais que perfeita que estão sempre na moda.


As luvas, as botas de cano alto, umas totalmente negras e outras mais coloridas para contrastar com o sombrio das roupas, as malas, os cinturões, os sacos e os óculos de sol completam o estilo da mulher Miguel Vieira. Uma colecção pensada para a mulher moderna que vive na agitação conturbada dos nossos dias....


Sem comentários: